pratos italianos

10 pratos que você deve provar na Itália (e nenhum desses é uma pizza…)

Pizza, macarrão e sorvete são deliciosos, mas eles são so uma pequena parte dos diferentes pratos que a culinária italiana oferece. Ok, desculpe se você está lendo este post antes do seu almoço, mas aqui estão 10 ótimos – e menos conhecidos – pratos italianos que você precisa experimentar na sua próxima viagem!

pratos italianos

01. Bigoli

Você achava que os espaguetes eram bom? Espere até experimentar os bigoli, um dos macarrões da região do Veneto. Ao contrário de ser lisos e finos como os espaguetes, os bigoli são grossos, grosseiro e tubulares (cada um tem um buraco no meio, semelhante ao bucatini) e são tradicionalmente feitos à mão de farinha de trigo e ovos de pato. Os bigoli são geralmente servidos com um simple molho de vinho tinto seco, legumes e pato-selvagem assado e em seguida, decorado com salsa e uma pitada de queijo parmesão.

pratos italianos

2. Ribollita

A ribollita é tradicionalmente considerada “cucina povera“, comida de pessoas humildes, inventada por servos que pegavam o pão e vegetais que os mestre não comiam, ferviam  em água para seu próprio jantar (a palavra ribollita em italiano significa literalmente “re-cozida”). Nunca poderia dizer, usando o pão para engrossar a sopa, que você vai sentir um gosto tão rico e saudável. Apesar de suas origens humildes, a ribollita é orgulhosamente considerada um dos pratos mais importantes (e deliciosos) da região da Toscana.

pratos italianos

3. Risi e bisi

Risi e Bisi, ou “arroz e ervilhas,” pode não parecer o mais sofisticado prato da Itália, mas é surpreendentemente saboroso. Como o nome sugere, trata-se apenas de arroz e ervilhas, cozidas no caldo e os temperos muito parecido com um risotto tradicional, só que sem mexer constantemente, a fim de alcançar uma consistência tipo sopa. O resultado é um prato equilibrado típico de Veneza.

pratos italianos

4. Tortellini in Brodo

Para muitas famílias no norte da Itália, especificamente na região da Emilia-Romagna, os tortellini in brodo é um prato básico, especialmente durante os feriados. Ao contrário dos tortellini típicos, servidos com molho, estes ficam em um caldo de galinha simples e caseiro. No final são cobertos com bastante parmesão ralado e pronto. Você nunca mais vai querer comer tortellini de outra maneira! 🙂

pratos italianos

5. Canederli

Como a ribollita da Toscana, o canederli da região do Trentino-Alto Adige é feito com o pão de sobra; assim é então misturado com ovos e leite para criar um tamanho de uma bola de golfe. Enfim mistura speck (presunto cru defumado típico do nordeste da cozinha italiana), queijo e especiarias antes do canederli ser cozidos em caldo de de carne ou de galinha.

pratos italianos

6. Ossobuco alla Milanese

Se há um prato de carne que você deve experimentar, na Itália, que seja o o Ossobuco. Você não pode errar com esta carne assada lentamente em vinho branco e legumes, servida com um molho picante de alho.

pratos italianos

7. Cacciucco

Você não uma pessoa apaixonada pelo peixe?! O Cacciucco vai mudar o seu gosto 🙂 Este prato apimentado de frutos do mar é nativo de Livorno e historicamente feito pelos pescadores com as sobras dos peixes que não eram vendidos, que pode incluir mariscos, lulas ou polvos. O peixe é cozido em um molho de tomate à base de pimenta aromatizada com sálvia e alho e servido com pão duro (necessário para encharcar o caldo de peixe).

pratos italianos

8. Focaccia di recco

Este prato é uma das razões de amar a região da Liguria junto com Portofino e as Cinque Terre. Vindo da cidade de Recco Genovese, é uma das mais saborosas, porem simples, especialidades da região: essencialmente apenas uma folha fina de focaccia cozida com uma camada de queijo crescenza no meio.

pratos italianos

9. Bottarga

A bottarga não é um prato, mas um ingrediente: basicamente são ovas de peixe salgadas e é uma delicia da Sardenha e Sicília. Por causa do seu rico e salgado sabor, é usado em muitos pratos do Sul da Itália: ralado sobre linguine, raspada sobre ervas ou cortada no pão ou crostini com manteiga.

pratos italianos

10. Torrone

As origens do torrone não são bem definidas. Realmente não importa; o que é importante é que você tem que experimentar! É cremoso, pegajoso, feito com mel, ovos, nozes torradas e casca de frutas cítricas e vendido em chapas grossas em cafés e lojas de doces em toda a Itália. Uma variação moderna vem com cobertura de chocolate. Mmmm 🙂


E você já comeu? Comente!

* As imagens foram retiradas da internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s