japao

7 costumes do Japão que os ocidentais deveriam usar

Quando fui no Japão fiquei realmente maravilhado com alguns costumes do dia dia dos japoneses. Alguns podem parecer estranhos, mas todos, quando bem explicados fazem muito sentido para o bem estar de si mesmo e de todo o mundo. Não é so no Brasil que deveriam ser adotados, mas em qualquer país ocidental que muitas vezes não enxerga a cultura japonesa muito mais avançada do que a nossa (pelo menos nesses pontos).

sapatos japao

1. Retirar os sapatos antes de entrar

Esse hábito está ligado à questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles estão deixando as “impurezas” lá fora. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto higiene, pois você demonstra que não quer “sujar” aquele lugar como se faz em um lugar sagrado. Isso vale para a própria casa e a dos outros também.

fila japao

2. Transporte público

A regra é a mesma, seja metrô ou trem. Você deve esperar em fila e deixar primeiro que as pessoas saiam do vagão para depois entrar.  Aqui, mas em outro países também, parece mais uma competição de quem entra antes 🙂 Lá, a maioria entra sem empurrões e ao utilizar os transportes públicos, os japoneses evitam ficar com mochilas nas costas e atender celulares. Ou seja, eles fazem de tudo para não incomodar a pessoa ao seu lado.

lixo japao

3. Lixo

Fiquei de boca aberta por não ver, salvo raríssimas exceções, nenhum tipo de lixo na rua nem nas grandes cidades. Para quem fuma (e são muitos) tem lugares reservados na rua então até cigarro é difícil encontrar nas calçadas…
Além disso, como a gente viu na Copa de 2014 no Brasil, os torcedores japoneses surpreenderam ao recolher o lixo do chão do estádio logo após a partida. Como também fui assistir um jogo de baseball em Tóquio, vi que este é um hábito bem comum por lá, então nada da ficar tão maravilhados.

escola japao

4. Limpeza na escola

As crianças aprendem, desde pequenas, a limpar o banheiro, a sala e o pátio da escola.  A faxina é feita diariamente pelos alunos como parte das tarefas escolares. A partir dos seis anos de idade, tudo que os alunos sujam tem que ser limpo por eles mesmos.

mascara japao

5. Mascaras

Durante o ano todo, percebemos um grande número de pessoas que usam máscaras hospitalares no Japão, seja por causa de alergias, viroses ou resfriados. Muitos podem estranhar esse hábito, mas ele ajuda muito a proteger de doenças contagiosas. Com isso você demostra se preocupar da saúde do proximo, diminuindo também a propagação dos virus.

escada japao

6. Escada rolante

Ligado ao ponto do transporte público (mas não so), cada vez um japonês sobe ou desce as escadas rolantes sabe que se ficar na direita significa que “não tem pressa” e vai aguardar a escada levar ele ao ponto. Mas se estão com pressa? Sem problema, a parte esquerda vai ficar sempre livre para você descer ou subir mais rápido. Quantos empurrões iriam ser evitados, não acham?

toalha japao

7. Toalhas umedecidas

No maioria dos restaurantes japoneses, é comum receber um pequeno pedaço de tecido limpo e úmido. Ele é usado para limpar as mãos antes de comer. Jamais use-o como guardanapo ou para limpar qualquer parte do rosto.


Quem de vocês gostaria que aqui também tivessem esses hábitos? Qual gostaram mais? Comente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s