cartão de credito

Dicas básicas para acumular pontos e milhas no cartão de crédito

Desde quando comecei acumular pontos e milhas o meu objetivo era bastante simples: achar um jeito de voar de graça. Comecei frequentar forums focados em programas de fidelidade para aprender mais, mas muitas vezes ficava intimidado pelo volume de pessoas focadas em voar em business class ou chegar no nível elite dos programas. Já que na época não voava muito a trabalho, meu objetivo era diferente: achar um jeito de acumular mais pontos sem dever gastar um montão de dinheiro.

O cartão de credito é então o meio principal e seguem aqui algumas dicas para quem acabou de entrar (ou quer entrar) neste simples jogo 🙂

cartão de credito

1. Use so um cartão

É muito fácil hoje em dia ter um monte de cartões de credito, mas além do fato de ser mais difícil de organizar as contas, os pontos podem não enviar todos na companhia que você deseja acumular. Além disso concentrando as despesas em um cartão, você vai conseguir alcançar um nível melhor (Ouro, Platinum, Black) que da direito a uma conversão de pontos melhor.

cartão de credito

2. Tudo que for possível no cartão

Isso vale para qualquer coisa. Vocês vão na padaria todos os dias e gastam 5 reais em pão? Usem o cartão. Vão na banca de jornal? Usem o cartão. Não fiquem com medo so pelo fato de ser um valor pequeno, por que cada centavo que vocês gastarem vai se acumular 🙂 Outra dica? Saindo com os amigos, vocês podem oferecem de pagar o jantar no cartão e eles vão te devolver o dinheiro em cash 😉

cartão de credito 3. Planeje com antecedência

Fica sempre mais difícil comprar passagem utilizando milhas nas datas desejadas, por isso planejar com muita antecedência ajuda, ainda mais quando se trata de passagens internacionais em primeira classe o executiva, mais que a de económica.

Eu costumo emitir utilizando Smiles e Tam fidelidade com  minimo 9-10 meses de antecedência. Eu sei que nem todos podem planejar as ferias deste jeito, mas tentem o máximo possível.

cartão de credito

5. Vencimento dos pontos

A minoria possuem cartões com pontos que não expiram como os American Express ou os cartões Mastercard Black e Visa Infinite de alguns bancos, por isso tem que prestar muita atenção ao vencimento. O discurso é ligado ao planejamento antecipado que falei no ponto anterior: planeje com antecedência para evitar de chegar no ultimo segundo onde não tem passagens na data escolhida e seus pontos estão vencendo.

cartão de credito

6. Cartão sem anuidade

É a opção melhor para ter uma gasto a menos, ma se não for possível escolhem um cartão que da direito a anuidade gratuita pelo primeiro ano. Assim você tem tempo para testar e ver se você gosta. Além disso se tiver um bom gasto no primeiro ano, vocês podem ligar para a central e pedir para tirar a anuidade “ameaçando” o cancelamento. Não se preocupem que se gastar bem e pagar tudo em dia, o emissor do cartão não vai deixar vocês sairem tão facilmente!

cartão de credito

6. Escolhe o cartão para as suas necessidades

É inútil você ter o cartão master card platinum Smiles se você viaja sempre Tam, ou gastar R$1.200 de anuidade para o American Express The Platinum Card se onde você costuma comprar não aceitam o Amex. O cartão deve ser justo para o seu estilo de vida e não aquele que parece o mais valorizado no mercado.

cartão de credito

7. Seja responsável

Muitas pessoas deixam de usar o cartão por que tem medo de gastar demais. Acho que precisa so de um pouco de controle dos gastos. Como falei antes se vocês tem so um cartão, fica mais fácil de organizar. Além disso sempre tenha um limite do cartão que seja em linear com seus gastos e que não permita a venda se o cartão ultrapassar tal limite. Falo isso por que alguns cartões liberam a venda de qualquer maneira e cobram também uma taxa extra…muito perigoso!!!.

cartão de credito

8. Seja organizado

É muito bom e divertido acumular os pontos e emitir passagem com milhas, mas ter controle dos gastos, bonus do cartão, e vencimento dos pontos e fundamental para alcançar este objetivo. Eu pessoalmente controlo meus gastos e os pontos dos programas de fidelidade a cada dois ou três dias. Você pode usar planilhas para as despesas e um calendário para os vencimentos a fim de ter um controle melhor.


Claro que tem mais do que isso para maximizar o seu acumulo de pontos, mas acho que já vai ajudar quem está iniciando e lembre-se…nunca é tarde demais para começar!

3 comentários em “Dicas básicas para acumular pontos e milhas no cartão de crédito”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s