vinho espanha

Enoturismo na Espanha

O enoturismo é mais um atrativo para quem viaja à Espanha. Além dos lugares, das belezas naturais e arquitetônicas – influencia dos diferentes povos que por lá passaram, há séculos – da cultura e da gastronomia, a Espanha tem observado um expressivo interesse dos turistas em incluir, entre os passeios, visitas às vinícolas, em diferentes regiões do país.

Atualmente são 23 roteiros de enoturismo (veja a relação das regiões anexa), certificados pelo Clube de Produto Roteiros do Vinho de Espanha, que permitem aos viajantes visitar as vinícolas, degustar vinhos, hospedar-se na região dos vinhedos e conhecer um pouco da cultura local.

Segundo dados da Associação Espanhola de Cidades do Vinho (Acevin), o interesse dos turistas por esse tipo de roteiro é crescente. Na última pesquisa realizada pela entidade, em 2014, verificou-se um crescimento médio de 25,75% no número de visitantes às rotas do vinho, ou seja, 435.020 pessoas a mais do que em 2013, o que totaliza 2.124.229 enoturistas.

Os roteiros de enoturismo que tiveram o maior crescimento no número de visitantes em 2014 foram o de Penedes, região do Cava (total de 497.310), na Catalunha, e Marco de Jerez (total de 444.427), na Andaluzia. Outras rotas do vinho que tiveram crescimento no número de turistas foram Ribera del Duero, Rioja Alta, Rioja Alavesa y Rías Baixas, que se mantem no ranking das mais visitadas. Mas foram os roteiros de Garnacha – Campo de Borja, Ribera del Duero, Yecla y Navarra que registraram o maior crescimento no ano passado, em torno de 30%, comparado a 2013.

Entre as vinícolas participantes da Campanha Vinhos de Espanha no Brasil que abrem suas vinícolas e museus do vinho estão:

Ontañon (em Logroño – Rioja)

Arzuaga Navarro (em Vaiadollid)

Bleda (em Múrcia – Jumilla)

Cavas Freixenet (Penedés)

Jerez de La Frontera

Tierra de Castilla

Bodegas LAN (em Fuenmayor – Rioja)

Franco Españolas (Rioja)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s